terça-feira, 27 de agosto de 2013

APASCENTA OS MEUS CORDEIROS, APASCENTA AS MINHAS OVELHAS


Pastor Salo Kapusta, pastor judeu convertido ao Senhor Jesus em 1975. Palavra trazida no dia 26 de agosto de 2013 aos alunos do Seminário Koinonia, Igreja Batista Getsêmani, BH, MG.

Numa conversa com um pastor americano logo após a sua conversão o pastor Salo foi questionado por ele:

- como pode um judeu ser convertido a Jesus Cristo?

Ao que ele respondeu:

- como pode um gentio ser convertido ao messias judeu?

 Deus colocou uma cegueira espiritual ao povo judeu para que os gentios pudessem receber a salvação de suas vidas em Jesus Cristo.

O judeu estuda a bíblia desde a sua infância, aos 13 anos todo judeu recebe uma Bíblia de presente de seus pais.

O povo judeu não é um povo idolatra, cremos no único Deus, criador dos céus e da terra. Porém Jesus não é revelado a nós.

O cristianismo ao longo da história fez e ainda faz muito mal ao povo judeu. Por exemplo, a malhação de Judas na Semana Santa, quando eu era pequeno e morávamos na Venezuela, meu pai sempre me alertava para não sair às ruas, pois o povo estava enfurecido com os judeus por terem matado a Jesus Cristo. Então não saíamos de casa nesse dia. Como também no período da inquisição e o nazismo. Tudo isso fez com que todas as religiões se tornassem inimigas do povo judeu.

Em Israel a pregação do evangelho é feita individualmente, pessoa por pessoa. Lá não temos igreja, grandes templos onde a palavra de Deus é pregada e a salvação em Jesus Cristo é anunciada a todas as pessoas. Não existe liberdade religiosa em Israel para a pregação do evangelho de Jesus Cristo.

É preciso estratégias como levar a pessoa em sua casa para comer um bolo, tomar um lanche para que se possa então anunciar o evangelho para ela.

O povo judeu não reconhece e nem respeita o nome Jesus Cristo. Se você quer chamar a atenção de um judeu e falar para ele da salvação fale de YESHUA HAMASHIA – Jesus Salvador. Jesus Cristo como vocês conhecem é a forma grega do nome de Jesus. O judeu diferencia grandemente YESHUA HAMASHIA de Jesus Cristo.

Quando eu quero falar para alguém que eu encontrei o messias e ele fica louco querendo saber, onde e como, então eu falo de YESHUA HAMASHIA, pois se falo de Jesus ele vai virar as costas para mim e vai embora.

Bom vamos então ao texto que quero compartilhar com vocês esta noite, ele está no evangelho do apostolo João:

João 21:1-18

1 - DEPOIS disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:

“depois”... depois da sua crucificação e das aparições para os discípulos ao redor de Jerusalém, Jesus agora se apresentava a eles na Galiléia.

Tiberíades era uma cidade romana. Porem o mar da Galiléia também era conhecido como Tiberíades. E Jesus estava se apresentando para eles exatamente na região onde ele realizou a maioria dos Seus milagres, nesta região ficam as cidades de Cafarnaum, Caná, Gadara e Betsaida, locais em que Jesus realizou grandes milagres. É uma região portuária, onde fica também a cidade de Magdala de onde era Maria.

2 - Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.

3 - Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.

4 - E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.

5 - Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.

6 - E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

Todos os discípulos haviam abandonado Jesus Cristo. Eles estavam sem o seu líder, Jesus estava “morto” e eles não sabiam o que fazer. Pedro havia negado a Jesus por três vezes e isso é a pior coisa que o homem pode fazer em sua vida, negar a Jesus Cristo.

Eles estavam deprimidos, desorientados. Uma pessoa assim se esquece de tudo, esquece dos milagres, as curas e as experiências. Uma pessoa assim não reconhece ninguém, por mais intimo que seja. Pai, mãe, mulher, filhos e até mesmo o Filho de Deus. Eles voltaram então para o seu trabalho secular, afinal eram pescadores. Só que naquela noite não conseguiram pegar nada, imagina frustação desses homens. Abatidos como estavam foram fazer aquilo que era a sua profissão, até mesmo para distrair a cabeça, não pensar nos problemas, arrumar algum dinheiro. Foram fazer o que sabiam... e trabalhando a noite toda, eles não conseguiram pescar nenhum peixe se quer.

E assim frustrados eles retornam para a praia. Ora naqueles tempos quando um barco voltava do mar de cara os pescadores se deparavam com dois tipos de pessoas:

1)- o coletor de impostos, o cara não dava trégua. Já pegava logo que o barco chegava. Talvez Mateus estivesse lá...(rs)

2)-  o pedinte, pessoas que ficam a espera de conseguirem alguma sobra para se alimentarem.

E é neste senário que Jesus lhes aparece pedindo alguma coisa para comer. A resposta foi um sonoro: NÃO! Pensa na frustação, na raiva que eles estavam, podiam estar pensando que era um cobrador de impostos e estavam furiosos. E aquela pessoa estava pedindo a eles comida. Como você reagiria se estivesse no lugar deles?

Jesus então os manda jogar novamente as redes ao mar.

Pescadores não jogam as redes pela manhã, a pesca se dá a noite e muito menos perto da terra. Eles estavam a 200 côvados da praia, estava raso e ao puxarem as redes viriam muitas pedras, o que tornaria o trabalho dos já cansados pescadores um fardo ainda maior. O pedido que eles haviam recebido era um absurdo total para eles. Um desconhecido pedindo algo absurdo.

Mas ali aconteceu o milagre, ao puxarem a rede ela estava completamente lotada de peixes.

7 - Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o SENHOR. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.

8 - E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.

9 - Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.

“brasas”... por que esta palavra?

Quando Pedro tinha visto pedras e brasas anteriormente? Qual era a situação?

Pedro havia negado Jesus três vezes no momento da prisão de Jesus. Ele estava destruído, inconsolável, extremamente triste por causa disso. Mas Jesus não negou a Pedro, como também não negará a você, não negará a sua família e nunca negará a ninguém que o buscar!

Um pouco antes no capítulo 18 do evangelho de João, é o texto onde lemos que Pedro O havia negado, e no v.18 que ele estava com outras pessoas próximo de brasas para poder se esquentar.

E no evangelho de Marcos nos lemos:

Marcos 16:4-7

4 - E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

5 - E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.

6 - Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.

7 - Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

“e a Pedro” aquele homem que estava no túmulo de Jesus disse a mulheres que fossem avisar aos discípulos que Ele havia ressuscitado e que os encontraria na Galiléia. Mas ele também disse especificamente: “e a Pedro”.

Assim ao verem a Jesus com as brasas na praia cumpriu-se o que o homem havia dito as mulheres no túmulo vazio de Jesus. Quando ele disse: “e a Pedro”. Mc 16.7

10 - Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.

11 - Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.

Quando eu era jovem em já em Israel, eu servi ao exército como de costume em nosso povo. E no quartel tínhamos um rabino que dava a benção aos soldados quando iam para a batalha. Ele era um homem que tinha um conhecimento muito grande da palavra de Deus. E por saber que eu era um judeu messiânico nós tínhamos prolongadas conversas. E numa delas eu o perguntei:

- rabino o que significa o número 153?

Ele virou-se para mim e questionou:

- Bezalel você não sabe o que significa 153, Bezalel?

Eu respondia que não e ele tornava a perguntar:

- Bezalel você não sabe o que significa 153, Bezalel?

 Bezalel é o meu nome hebraico e eu achava que ele estava me chamando à atenção pelo nome. Mas Bezalel também é o significado do número 153 e a sua tradução é: ABAIXO DA SOMBRA DO ALTISSÍMO.

O que Jesus estava dizendo ali era o que estaria por vir. Jesus chamou os seus discípulos para serem pescadores de homens. E sobre a Sua proteção, abaixo da Sua sombra eles fariam uma grande pescaria de homens para o reino de Deus.

12 - Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.

13 - Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.

14 - E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

15 - E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16 - Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17 - Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

18 - Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.

Por 3 vezes Jesus pergunta a Pedro: tu me amas? Sendo que na primeira Ele pergunta se ele o ama mais do que aos outros.

Imagine a cabeça de Pedro naquele momento? O Jesus que ele tanto amava e que ele até com a espada o procurou defender. O Jesus que ao ser preso, ele Pedro o negou três vezes como Ele mesmo o anunciou que ele faria. Pedro que não conseguiu orar junto com o mestre nem por uma hora. O mesmo Pedro que ouvira Jesus dizer: ah Pedro, satanás pediu a sua vida para destruí-lo. Imagine a cabeça deste homem diante das três perguntas feitas por Jesus? Na segunda pergunta ele se entristecia mais, seu coração estava sendo moído ali. Sua dor e sofrimento apenas aumentavam. E por fim na terceira vez, Pedro se rende e sem mais saber o que dizer ele confessa que Jesus sabia de tudo e do seu amor por Ele.

Mas no versículo 15 Jesus fala em cordeiros e nos demais Ele fala ovelhas. Qual a diferença entre cordeiro e ovelha?

Eu sou um homem do campo e na região onde vivo tudo é bem verde, há fartas pastagens. Porem certa vez em Israel houve uma seca muito grande e de todas as regiões do país chegavam caminhões e mais caminhões trazendo cordeiros e ovelhas para os pastos da região. E certa vez perguntei a um pastor qual a diferença de um cordeiro para uma ovelha.

Então fiquei sabendo que o cordeiro é o filhote da ovelha. E sendo assim ele precisa ser cuidadosamente cuidado, apascentado. Puder ver o cuidado do pastor com o cordeiro, ele o pegava no colo, o protegia até mesmo lhe dava leite para se alimentar.

As ovelhas, portanto já adultas, ele as liberava no pasto e somente as direcionava e as pastoreava para que nenhum mal viesse a elas.

Pastor você precisa diferenciar cordeiro de ovelha.  A função do pastor é cuidar e proteger o cordeiro (o recém-convertido), guardar e direcionar as ovelhas.

Assim somos nós quando nos convertemos a Cristo. Por um momento somos o cordeiro que precisa de cuidados especiais, precisa ser carregado no colo, nosso alimento é o leite, a palavra que recebemos branda, pois ainda não estamos prontos para o alimento sólido da palavra de Deus. Com o passar do tempo, crescemos e assim podemos nos alimentar do alimento sólido da palavra de Deus e então recebermos a direção e atendermos o chamado de Jesus para que possamos ir por todo o mundo levando o evangelho, anunciando Jesus e fazendo as obras que Ele deseja que façamos. Não somos chamados para ficar no colo do pastor recebendo leite por toda vida. Somos chamados para fazer a obra de Deus, para pescarmos vidas para o reino de Deus.  A cada dia pessoas são mortas sem conhecer o filho de Deus que deu sua vida para que elas não tivessem a morte eterna.

Neste momento pessoas estão se prostituindo, se drogando. Pessoas estão sendo mortas, roubadas. Nos hospitais pessoas estão sofrendo, nos IML’s famílias procuram desesperadamente por parentes. Nos velórios famílias choram a perda de seus entes queridos, pais de famílias, filhos, avós, jovens, velhos. A morte não escolhe raça, cor ou idade. Mas nos podemos escolher onde passaremos a eternidade. Jesus deu sua vida para que tenhamos vida, vida em abundância. Vida eterna.

Arrependa-se dos seus maus caminhos, confesse a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. Entregue a Ele o seu coração e tenha a vida eterna, pois Ele levou sobre si as nossas transgressões, nossos pecados, nossas dividas. Ele pagou com o Seu sangue. Deixe Jesus ser o Senhor da sua vida!

I Co 3.2; Mc 16.15; Mt 4.19; Ap 2.11, Ap 20.14; Jo 1.12; Jo 10.10; Lc 10.25-27; Mt 4.17; Rm 10.9; Mt 5.8; Mt 6.21; Mt 22.37; Is 53.4; Mt 8.17; Mt 27.6; Rm 5.9; I Co 10.6; Ef 1.7; Cl 1.14; Ap 5.9

6 comentários: